Aumento de Ações Locatícias em São Paulo

Com base no levantamento do Secovi-SP, em novembro, foram protocolados 1.604 processos, uma alta de 21,9% comparado a outubro.

De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), em novembro, foram protocoladas mais de 1.504 ações relacionadas ao mercado de locação na capital paulista.

Isso mostra um aumento de 21,9% em relação ao mês de outubro deste ano que houve 1.316 ações. Em comparação com novembro de 2017 a alta foi de 28%.
Podemos ver uma elevação na quantidade de distribuições, após o período de quedas e estabilização.

Tratando-se do penúltimo mês do ano, é possível que tenham se somado os casos que pendiam de acerto. As ações por falta de pagamento de aluguel continuam sendo responsáveis pela maioria das ações judiciais: 86,8% (1.393 ações). As ações ordinárias/despejo compareceram na segunda posição, com 118 registros e participação de 7,4%. As renovatórias e as consignatórias participaram, respectivamente, com 76 (4,7%) e 17 (1,1%) processos.

Consignatória:

movida quando há discordância de valores de aluguéis ou encargos, com opção do inquilino pelo depósito em juízo.

SAIBA MAIS

Sobre Alvará de Execução e Aprovação de Edificação
Sobre Licença de Funcionamento

Falta de pagamento:

motivada por inadimplência do inquilino.

Ordinária (Despejo):

relativa à retomada de imóvel para uso próprio, de seu ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia.

Renovatória:

movida para renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos.

Durante o ano, no período de janeiro a novembro foram contabilizadas 14.949 ações, redução de  9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 16.578 ocorrências. No período de dezembro de 2017 a novembro de 2018, houve 16.234 ações,  um recuo de  9% diante do acumulado de dezembro de  2016 a novembro de 2017, com 17.845 ações.

Fale com a OG Assessoria! Nós realizamos todos os processos para obtenção da Licença de Funcionamento, junto à Prefeitura da sua região da Grande São Paulo, garantindo eficiência na liberação de documentos em menor tempo, e menos burocracia.

Fonte: Secovi-SP

Tire suas dúvidas pelo telefone

ou envie uma mensagem solicitando a averbação de registro do seu imóvel

Pular para o conteúdo